Boa dica para um dia combinar "ECOPISTA DO DÃO""

Os Municípios de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, a Associação de Municípios da Região Dão Lafões e a Refer, recuperaram o ramal ferroviário, desactivado, e consequente transformação em Ecopista para bicicletas e Passeio Pedestre, um projecto que ronda os cinco milhões de euros e cuja compariticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) atinge os 85%.

A Linha do Dão ligava a Linha da Beira Alta – na Estação de Santa Comba Dão no Vimieiro – à cidade de Viseu, numa extensão de cerca de 49 quilómetros. Esta Linha, inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira via-férrea a chegar a Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. Em Agosto de 1972 foi encerrado o serviço de mercadorias, seguindo-se a 25 de Setembro de 1988 o encerramento do restante serviço ferroviário da Linha do Dão.

A Ecopista do Dão tem uma extensão de 52 quilómetros e faz ainda a ligação à ecopista já existente em Viseu com cerca de 8 quilómetros. Para que esta pista fosse o mais segura possível para os seus utentes, a antiga linha de comboio foi substituída por um pavimento betuminoso que se encontra pintado com três cores que delimitam os concelhos que a abrangem: azul em Santa Comba dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu.

O projecto da Ecopista do Dão prevê, a construção, ao longo do percurso, de parques de campismo, zonas de merendas, praças multifuncionais e percursos interpretativos de várias espécies de árvores e plantas.

A requalificação das antigas estações dos Comboios de Portugal (CP) de Figueiró, Torredeita, Farminhão (Viseu), Parada de Gonta, Sabugosa, Tonda (Tondela) e Treixedo (Santa Comba Dão) também estava incluída no projecto, sendo que algumas delas foram convertidas em balneários. Ao lado das estações foram construídos parques de estacionamento para que os utilizadores da ecopista possam deixar as suas viaturas.

O troço da ecopista referente ao concelho de Santa Comba Dão tem como pontos iniciais/finais Nagozela, nos limites com o concelho de Tondela, atravessando a Póvoa de João Dias e o Rio Dão, junto ao Granjal, e a Estação do Vimieiro numa extensão de 9 quilómetros.

É possível apanhar a Ecopista junto da Estação do Vimieiro, na Póvoa de João Dias, em Treixedo, e, ainda, em Nagozela, embora os acessos não estejam ainda concluídos. No entanto, existem placas indicativas, em Nagozela e no Vimieiro, do início da Ecopista e, ao longo do percurso, praças multifuncionais e zonas de descanso para os utilizadores, para além de placas identificativas das distâncias percorridas entre os diversos pontos de acesso.

Na Póvoa de João Dias foram, igualmente, colocadas placas indicando a duração do percurso até à estação do Vimieiro e em direcção a Tondela.

O percurso da Ecopista do Dão pode ser consultado através do Google Maps, do Google Earth (através do ficheiro KML) ou importando o percurso para um dispositivo GPS (através do ficheiro GPX).


http://www.cm-santacombadao.pt/index.php/pt/ecopista-do-dao

Info Missão EXPO - FÁTIMA.... Data em votação..

Boa tarde BTTistas,

Peço a todos os interessados em participar no nosso objectivo FÁTIMA, que sejam participativos e deixem algum comentário ou confirmação da presença na área destinada a essa missão!!


Relembro também que é importante ter o quanto antes a confirmação para se reservar estadia e para organizarmos o regresso! Todos aqueles que por algum motivo não podem fazer 2 dias, mas quer participar no 2º dia ou só no 1º dia, pode entrar em contacto e organizamos essas situações!

Boas pedaladas e continuação de boas férias para quem estiver,
ESQUADRÃO-BTT

Muitos PARABÉNS Jay Jay

 
  Muitos PARABÉNS com muita saúde e pernas para te aguentares em cima dela!!

Boas Pedaladas,

"Pedalar para ir trabalhar"

Boa tarde Betetistas. Espero que esteja tudo bem por essas terras continentais.
Venho aqui lançar uma campanha para a manutenção da nossa saúde: "Pedalar para ir trabalhar".
O intuito é manter/incrementar a saúde, perder peso, poupar combustível e a mais importante manter a "Burra" contente por saber que é uma peça fundamental para a família, não ficando esquecida ao fundo da garagem. Aproveitem agora que está um tempo espectacular e em princípio os putos estão de férias e não é preciso ir pô-los às escolas.
Eu vou começar amanhã, se o tempo assim o permitir, sabem que nos Açores ora chove ora chove, e depois vou fazendo os reports das viagens realizadas.
Continuação de boas pedaladas e um abraço

By Gunner

Report Volta Alverca- Cabeço da Rosa

Boas pessoal,

No passado Domingo, 7 Agosto, o sargento-Mor Jay Jay, o Furriel Pires e mais os amigos Carlos Pires e António Nobre foram desbravar o Cabeço da Rosa, situado no cimo de Alverca. Foi um inicio duro por causa das subidas íngremes e com areia solta. Lá no cimo encontrámos uma vista espectacular onde se podia todo o rio Tejo e do outro lado a encosta de Bucelas. O regresso foi feito em estrada sempre a descer até as pastilhas chiarem. Por fim ainda fizemos um pouco do caminho da leziria.


No total foram apenas 27 kms que não deram para aquecer muito mas valeu pelo convívio.

Aqui apresento algumas fotos:

Jay Jay (após mais uma queda)































António Nobre















António Pires e Carlos Pires

















































by Jay Jay

07/08/2011

Muitos PARABÉNS Tiago Ameixinha (Santiago)


Muitos PARABÉNS com muita saúde e pernas para te aguentares em cima dela!!

Boas Pedaladas,